A InnVernia surgiu do desejo dos proprietários que buscaram nas memórias de seus antepassados, de origem italiana e portuguesa, sua inspiração. A marca, multirregional e multinacional, tem projetos em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Califórnia, nos Estados Unidos, e no Chile.
Com o apoio de profissionais do Brasil e do exterior, InnVernia vem desenvolvendo vinhos únicos, em sua planta de produção na Serra da Mantiqueira, região do Espírito Santo do Pinhal, que desponta como celeiro de uvas de elevado potencial gerador de grandes rótulos.
A região atraiu a atenção da vinícola por todas as suas características climáticas e pela proximidade de grandes centros como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e outros. A InnVernia está trabalhando o solo e a ecologia, para dar às parreiras as condições ideais de desenvolvimento.
A tradição, tecnologia e inovação se misturam: mudas de videiras nunca plantadas em solos brasileiros, além de técnicas ancestrais como ânforas de terracota – como dos vinhos elaborados pelos romanos há 2.000 anos – contemplam o projeto.
A sustentabilidade também está atrelada às responsabilidades da vinícola. A InnVernia acredita que, ao lado da preocupação com as uvas, caminha entrelaçado o respeito à natureza. É por esta razão que a vinícola optou por práticas sustentáveis de manejo do solo, sem agredir as terras ao tempo em que restaura seus processos naturais e estruturais.
O empreendimento investe na recuperação da vida selvagem, “Rewild”, protegendo matas nativas e rotas de animais. Onças e lobos voltaram a ser avistados e conviver harmonicamente com a natureza. Através da cultivação biodinâmica, a vinícola utiliza o pó de rocha e a adubação verde por meio da plantação de girassol, crotalária, trigo sarraceno e aveia selvagem e sua subsequente incorporação ao solo, onde nutrientes são transferidos e fixados de forma sustentável. A remineralização e a fixação de nutrientes vitais às parreiras sem agredir o meio ambiente.
Eduardo Camerati veio de uma família de agricultores, sendo a terceira geração a trabalhar na propriedade da família, no Chile, crescendo com sujeiras nas mãos como Alphonse. Seu amor e sua paixão pelo vinho e pelas artes da gastronomia, despertaram uma grande parceria e profunda amizade com Alphonse DeRose. E, juntos, construíram a marca Alchemy, no Vale Cachapoal no Chile, e mais tarde, se tornaram enólogos da Vinifiq, marca especializada na prestação de serviços personalizados de vinificação.
Alphonse DeRose nasceu em uma família com os vinhos correndo nas veias. É o décimo da geração a produzir rótulos incontestáveis. Quando criança, trabalhou com seu pai cultivando e produzindo as bebidas até começar a frequentar faculdade. Quis o destino que, em 1999, fosse contratado como viticultor ainda em seu primeiro ano estudando. Desde então, nunca mais olhou para trás. Ao longo de sua jornada, já realizou mais de uma dúzia de projetos no Chile e na Califórnia, consultando e fornecendo informações personalizadas à cada uma delas. “Eu adoro fazer vinhos e cada ano é uma nova aventura. Espero sempre ansiosamente por cada colheita, com tanto entusiasmo quanto a primeira”, expõe DeRose.
Viva essa experiência.
Agende sua visita